
Crédito: Divulgação Viação Senhora dos Campos
A Biometria Facial entrou em operação nos ônibus de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Essa é mais uma solução da DATAPROM dentro do Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Ela torna a gestão do transporte coletivo mais eficiente e transparente, permitindo maior controle do bom uso das gratuidades e garantindo o benefício a quem realmente se destina.
O sistema é integrado ao validador, que faz um pré-processamento das fotos capturadas dos passageiros quando eles se aproximam da catraca. Isso é realizado em frações de segundos, a partir de algoritmos e de um software inteligente onde é processada a leitura do rosto.
A partir das fotos, são analisados dezenas de pontos nodais do rosto do passageiro — como o comprimento ou a largura do nariz, a distância precisa entre os olhos e a espessura do lábio. E esses dados e imagens são comparados com os das fotos do titular do cartão TEM, capturadas no momento do cadastro no sistema de bilhetagem.
Em caso de divergência, o operador é alertado e pode tomar medidas de sansão pré-estabelecidas de acordo com a legislação local. Ao todo, são 67 validadores em Jaraguá do Sul. Todos com a tecnologia de Biometria Facial.
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo de Jaraguá do Sul, Gildo Martins de Andrade Filho, falou sobre a novidade.
“Tudo funciona automaticamente, ou seja, quando a pessoa embarca, uma câmera ligada ao validador, registrando três imagens da face do passageiro”.
E o gerente administrativo da empresa Senhora dos Campos, Diego Bogo, também analisou a parceria com a DATAPROM e os benefícios para o poder público.
“Nossa empresa sempre busca estar atualizada com as tendências de mercado das grandes capitais e acredita que o avanço tecnológico auxilia na gestão do sistema com um todo. Com esse upgrade de tecnologia, a prefeitura de Jaraguá do Sul também terá mais controle dos benefícios cedidos. Nosso propósito é trabalharmos em conjunto para que todos sejam beneficiados”.
Modernização
Os novos validadores de Jaraguá do Sul dispõem de leitura e escrita em cartões sem contato, o equipamento conta com vantagens como câmeras e software para a biometria facial e leitora, com a possibilidade de receber pagamentos com cartão de crédito e débito através da tecnologia contactless.
O validador Val 7 também é um computador de bordo, capaz de processar todas as informações da operação e levá-las em tempo real aos motoristas e central de operação. O módulo ‘Gestão de Frota’, entretanto, ainda não faz parte do acordo comercial com Jaraguá do Sul, mas pode ser adquirido separadamente.