Depois da implantação de novos semáforos no ano passado, Paranavaí agora está em processo para integrar seus cruzamentos a partir do moderno software de gestão de trânsito ANTARES EVOLUTION, fornecido pela DATAPROM.
O município do noroeste paranaense tem cerca de 89 mil habitantes e quase 1 veículo por morador. Mais carros nas ruas sem inteligência no planejamento do espaço urbano traz um impacto negativo na qualidade de vida nas cidades, com cidadãos mais tempo parados em congestionamentos e piora na qualidade do ar.
Parta equacionar essa relação, Paranavaí está investindo no sistema para gestão da comunicação de 29 cruzamentos semaforizados operados a partir dos controladores semafóricos da DATAPROM.
Vantagens do sistema integrado e inteligente da DATAPROM
Os controladores semafóricos da DATAPROM ajudam gestores públicos a reduzir o impacto ao aumento da frota veicular em suas cidades. Centralizados ao software ANTARES, esses sistemas permitem a adoção de fluxos em tempo real com micro ajustes nos ciclos semafóricos para adequar os tempos de verde às vias com maior demanda.
Além disso, ele possibilita programar a chamada “onda verde”. Isso ocorre quando os tempos dos ciclos semafóricos são ajustados de modo a permitir a passagem sem interrupções dos veículos que trafegam em uma velocidade constante.
Outra grande vantagem é a identificação e correção de determinadas falhas sem a necessidade do envio de um técnico para o local em que elas ocorrerem. Tudo pode ser feito a distância, a partir de um centro de controle operacional.
O que vem por aí
O contrato entre a DATAPROM e Paranavaí prevê suporte técnico e operacional e treinamento das equipes do município para operação do sistema.