Trânsito

Paranaguá investe em tecnologia e traz mais segurança ao pedestre

Elo mais frágil no trânsito, os pedestres responderam por 30% das vítimas de acidentes em Paranaguá. Para mudar esse cenário, o município do litoral do PR está investindo em campanhas e novas tecnologias

Os pedestres são umas das principais vítimas no trânsito no Brasil. E em Paranaguá essa realidade não é diferente. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 30% das vítimas fatais de acidentes no município são pedestres.  E a cidade do litoral do Paraná começou a agir para mudar essa realidade, investindo em tecnologia e novas legislações para incorporar hábitos mais seguros nas vias.

Membros da Guarda Municipal e da Educação para o Trânsito, órgão vinculado à Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAM), estão realizando ações de orientação sobre o uso das botoeiras para pedestres e travessia segura no cruzamento das ruas João Eugênio e rua Comendador Correa Júnior.

Os dispositivos do cruzamento foram instalados pela DATAPROM para dar maior segurança em um ponto considerado crítico na cidade. Agora, os semáforos em todos os sentidos do cruzamento ficarão em vermelho para automóveis quando houver demanda de travessia. Os tempos dos ciclos semafóricos foram ajustados para atender a demanda dos pedestres com segurança, e poderão ser reavaliados se houver necessidade.

Ao todo, foram instalados seis grupos focais e três botões – todos para pedestres. Também foi realizado um trabalho em conjunto com a SUMTRAM para uma melhor distribuição dos tempos de verdes. O objetivo desta nova formatação é otimizar e dar maior segurança ao fluxo na região.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil teve 33.716 vítimas fatais de acidentes de trânsito em 2020 – 5.120 eram pedestres, ou seja, 15% do total. Já em Paranaguá, foram 32 vítimas no total – sendo 9 delas pedestres.

Campanha Programa Faixa Viva

Esses números de atropelamentos ligaram um sinal de alerta no município. Está tramitando na Câmara dos Vereadores, por exemplo, o projeto de lei que institui a Campanha Faixa Viva. A ideia é promover maior conscientização sobre o uso da faixa de pedestres, tanto por motoristas quanto para quem está a pé. O projeto está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça.

Segundo o Artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que deixar de dar preferência de passagem ao pedestre na faixa– mesmo que o sinal esteja verde para o veículo – comete infração gravíssima, sujeito a 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 191,5.

Modernização Completa

A modernização do conjunto semafórico palco da ação da SUMTRAM faz parte de conjunto completo de modernização do trânsito em Paranaguá conduzida pela DATAPROM. O município ainda receberá novos nobreaks, dispositivos anti-surto elétrico (DPS), botoeiras inteligentes e acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção e novos controladores semafóricos.

Além disso, o trabalho de mapeamento e ajustes nos ciclos de tempo dos semáforos contemplará mais cruzamentos na cidade. O Blog Integra trará uma cobertura completa à medida que as ações foram implementadas. Fique ligado!

O que você achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.