Preocupada com o crescimento da sua frota, Ponta Grossa está investindo na ampliação do seu sistema inteligente para gerenciamento do trânsito. A cidade da região dos Campos Gerais está adquirindo mais 20 controladores semafóricos DP40-A da DATAPROM – ampliando em 10% seu parque semafórico já integrado pelo software Antares.
Ponta Grossa teve um crescimento de 63% na sua frota de automóveis nos últimos 11 anos – passando de 82.684 em outubro de 2010 para 134.705 em outubro de 2021. Esse crescimento foi acima da média estadual para o período, que ficou em 54% (de 2,9 milhões para 4,5 milhões).
Mais carros nas ruas sem inteligência no planejamento do espaço urbano traz um impacto negativo na qualidade de vida nas cidades, com cidadãos mais tempo parados em congestionamentos e piora na qualidade do ar.
Saiba mais sobre controladores semafóricos e sistemas adaptativos da DATAPROM.
Por isso, os controladores semafóricos da DATAPROM ajudam gestores públicos a reduzir o impacto desses números em suas cidades. Centralizados ao software Antares, esses sistemas permitem a adoção de fluxos em tempo real com micro ajustes nos ciclos semafóricos para adequar os tempos de verde às vias com maior demanda.
Os 20 novos controladores DP40-A adquiridos pelo município de Ponta Grossa se somam aos outros 117 que já operam na cidade. Todos eles são integrados, e permitem uma tomada de decisão mais ágil e assertiva pelos gestores de trânsito da cidade. Os equipamentos devem ser instalados e integrados à rede de trânsito da cidade durante o primeiro semestre de 2022.