Trânsito

Brasil teve 1 milhão de multas por uso do celular ao volante em 2021

Dados do Ministério da Infraestrutura obtidos pelo Blog Integra apontam para mais de 1 milhão de multas aplicadas nas estradas brasileiras em 2021. E nas cidades o cenário é ainda pior.

Usar o celular enquanto dirige é um hábito perigoso e, infelizmente, comum no trânsito brasileiro. Mais de um milhão de multas foram aplicadas nas estradas brasileiras apenas em 2021, segundo dados do Ministério da Infraestrutura obtidos pelo Blog Integra. Além disso, nas vias urbanas, a participação percentual dessa infração nas multas é ainda maior.

O Brasil tem mais de 440 milhões de aparelhos celulares ativos. E o uso de aplicativos para resolver questões do dia a dia é cada vez mais comum. O problema é que muitos fazem isso enquanto realizam outras atividades. E a desatenção ao dirigir, caminhar ou pedalar é um dos maiores fatores de risco para acidentes no trânsito.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o risco de acidentes aumenta em 400% quando o motorista manuseia o celular e dirige.

Um condutor, trafegando a velocidades entre 80 e 100km/h na rodovia, demora cerca de 2,5 segundos para começar a frear diante de um imprevisto. Se ele estiver na cidade, o tempo de reação é de 0,75 segundos.  Em contrapartida, digitar dois algarismos no celular toma 2 segundos em média. Ou seja, não há mais tempo para frear quando percebem o imprevisto.

Infração Gravíssima

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu artigo 252 prevê como infração gravíssima o ato de conduzir segurando ou manuseando o telefone celular, bem como utilizando fones de ouvidos. A multa é de R$ 293,47 e rende 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dados enviados ao Blog Integra! pela Secretaria Nacional de Trânsito, órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura, mostram que foram emitidas 1.219.521 multas por dirigir segurando ou manuseando o celular enquanto dirige nas estradas brasileiras em 2021 (veja quadro detalhado abaixo).

Em Curitiba, a Secretaria de Defesa Social e trânsito informou que o uso do telefone celular ao dirigir foi a principal infração observada em 2021 durante suas fiscalizações por agentes de trânsito e guardas. Entre janeiro e outubro daquele ano, foram emitidas 15.103 multas por esta infração – isso dá uma média de 50 multas diárias por essa infração.

E como o celular pode ser um aliado no trânsito?

Há inúmeros aplicativos de navegação e de transporte individual de passageiros que se tornaram peça fundamental na mobilidade urbana nos últimos anos. Mas saber usá-los é ainda mais fundamental para evitar acidentes e penalizações no trânsito.

Há possibilidades de fazer isso sem incorrer em infrações ao CTB. Uma delas é espelhar os APPs na central multimídia dos veículos. A outra é utilizar suportes acoplados ao painel.

Mas não é permitido usar o celular enquanto dirige, nem mesmo com ele acoplado ao suporte ou com o carro parado no semáforo em vermelho.

Lembre-se: se for manusear o aparelho, o motorista deve estacionar o veículo para fazê-lo.

Fonte: Secretaria Nacional de Trânsito / Ministério da Infraestrutura

O que você achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.