Trânsito seguro

Uso do celular ao volante deixa motorista às cegas

A cada 5 segundos do motorista olhando para o celular, ele percorre 83 metros dirigindo às cegas se o veículo estiver a 60KM/H. Esse hábito, além de muito perigoso, é ilegal e considerado infração gravíssima

O péssimo hábito de usar o celular ao volante é uma infração gravíssima de trânsito e traz sérios riscos aos próprios motoristas e mais ainda a quem estiver do lado no trânsito.

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito, até junho, foram registradas 165.752 infrações de trânsito pelo uso do celular ao volante. Isso significa quase 1 mil multas por dia nas ruas brasileiras por esse comportamento.

Se o condutor estiver usando o celular ou com fones de ouvido, mesmo com o veículo parado, ele está sujeito à aplicação de uma infração de natureza grave, com perda de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 130,16.

Caso o veículo esteja em movimento e o condutor segurando o celular, a multa é gravíssima (R$ 243,47 e perda de 7 pontos na CNH).

Além da multa, entretanto, o risco causado à sociedade é o pior problema relacionado a esse hábito. E o especialista em trânsito, Celso Mariano, explica.

“Para cada 1 segundo de distração no celular, percorremos 17 metros a cegas se estivermos a 60 km/h. A 100 km/h, são 27 metros às cegas. E eu pergunto: quem está conduzindo o veículo enquanto o condutor olha o celular”.

Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante é é a terceira causa de mortes no trânsito no Brasil, atrás do álcool e do excesso de velocidade e 57% dos acidentes com pessoas entre 20 e 39 anos são por esse motivo.

A DATAPROM desenvolve soluções inteligentes para mobilidade e que trazem mais segurança nas ruas, mas enfatiza a importância da adoção de um comportamento consciente e seguro por parte de todos no trânsito.

O que você achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.