Trânsito seguro

Maio Amarelo. Como a tecnologia contribui para um trânsito mais seguro

A DATAPROM acredita que juntos salvamos vidas. E pensamos e trabalhamos por maior segurança viária em todas as nossas soluções.

 

 

Um trânsito mais seguro depende de ações coletivas. Esse é o mote da campanha do Maio Amarelo, mês em que governos, instituições, empresas e pessoas refletem sobre a importância da adoção de um comportamento seguro e consciente no trânsito para reduzir acidentes. A DATAPROM compartilha dessa campanha e suas soluções também trabalham permanentemente para trazer mais segurança às vias onde elas são aplicadas.

De acordo com dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 2020 registrou recrudescimento nos números de vítimas fatais no trânsito de vias urbanas e estradas do país.

Naquele ano, 32.716 pessoas perderam a vida em ocorrências de trânsito. Já em 2019, esse número foi de 31.945 óbitos – segundo o ONSV. Alta de 2%. Mas que liga um alerta. 2020 foi o primeiro ano da pandemia da COVID-19, período em que se observou menor circulação de pessoas nas ruas e que, portanto, imaginava-se queda nessas estatísticas.

E, além disso, apesar de altos, esses números ainda estão bem distantes do cenário vivido pelo país no início da década. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2011, por exemplo, morriam no país mais de 42 mil pessoas por ano vítimas de acidentes de trânsito. O trabalho, portanto, é retomar o cenário de queda que vínhamos apresentando ano após ano na última década.

Tecnologia também contribuí para um trânsito mais seguro

A DATAPROM acredita que juntos salvamos vidas. E pensamos e trabalhamos por maior segurança viária em todas as nossas soluções. Desde às soluções voltadas para micro mobilidade ativa até nossos sistemas de monitoramento e priorização semafórica.

As botoeiras inteligentes, por exemplo, ampliam em até 100% o sinal de verde para pedestres com dificuldade de locomoção, além de emitem alertas sonoros para pessoas cegas. É mais segurança para o elo mais frágil no trânsito.
Já os modos inteligentes para gestão dos semáforos reduzem o tempo perdido em congestionamentos, tornando menos cansativas as viagens e, portanto, diminuindo a fadiga de motoristas – uma das causas de acidentes em vias urbanas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) publicaram nos últimos estudos em que sugerem ações para reduzir os acidentes de trânsito. Campanhas de educação, redução dos limites de velocidade e fiscalização através de equipamentos de monitoramento, que também compõem nossas soluções, estão entre as sugestões promovidas pelas duas organizações mundiais.

O que você achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.