A DATAPROM completa hoje 33 anos. E queremos compartilhar com vocês as novidades da empresa neste último ciclo que se encerrou e o que virá pela frente. Mesmo em um cenário de retração econômica e crise sanitária global, as cidades mostraram que jamais deixou de existir a necessidade de implantar projetos que facilitem e otimizem as vidas dos seus cidadãos. E pensar e desenvolver essas soluções está no nosso DNA.
Nossa história se mistura com o desenvolvimento de soluções inteligentes que fizeram de cidades como Curitiba, por exemplo, modelo em Smart City para o resto do mundo.
Na década de 1980, a capital paranaense se tornou referência global ao implantar o sistema de BRT por linhas delineadas e corredores dedicados que havia sido idealizado anos atrás pelo plano Serete. Na época, a DATAPROM já destacava por ter desenvolvido um sistema de impressão do talão da conta de água na porta da casa do consumidor. E o grupo de engenheiros que fundou nossa empresa viu no transporte coletivo a demanda necessária que fez DATAPROM iniciar sua jornada em sistemas de gestão de frota e trânsito.
Conheça mais sobre a história da DATAPROM acessando Tecnologia de ponta para facilitar
Essa trajetória, porém, não para por aí. Desenvolvemos nos últimos anos soluções para pedestres, facilitando o acesso à cidade e dando mais cidadania para quem mais precisa. Inovamos no ano passado com a botoeira acionada sem o toque físico para atender exigências sanitárias da Covid-19. E fechamos importantes contratos, implantando soluções que melhorarão a vida de milhares de pessoas em cidades de todas as regiões do país.
Conheça abaixo alguns dos projetos que assumimos nesse último ano de via, e que movimentarão nossa empresa ao longo do próximo ano
Sistema de Priorização no novo BRT de Goiânia
O novo BRT Norte-Sul de Goiânia terá a solução da DATAPROM de priorização semafórica – tecnologia que torna as viagens mais rápidas e seguras. Ao todo, a nova linha terá uma extensão de 21,7 km. E o primeiro lote está previsto para ser entregue no dia 24 de outubro, aniversário da cidade.
Essa prioridade seletiva inteligente será possível porque a prefeitura local está adquirindo novos controladores semafóricos para a cidade, equipamentos mais inteligentes e que farão a comunicação com os ônibus. Ao todo, serão 70 cruzamentos da nova linha com prioridade de passagem para o ônibus. Todo o parque semafórico da capital já é fornecido pela Dataprom.
Modernização do sistema de bilhetagem
Modernizamos o sistema de bilhetagem eletrônica de Curitiba, a Dataprom fez a evolução tecnológica em mais de 2 mil validadores nos ônibus por equipamentos esses com soluções que dão maior segurança como a biometria facial que aprimora o controle de gratuidades e facilidade para pagamentos. Em breve, os mais de 2 mil validadores da capital paranaense também aceitarão cartão de crédito como pagamento. Essa facilidade está em processo de desenvolvimento, e ainda neste ano estará à disposição dos Curitibanos.
Novos radares em Curitiba
A DATAPROM faz parte do Consórcio Monitora Curitiba, que está instalando os novos radares por ondas doppler em 402 faixas de rolamento da cidade em substituição aos equipamentos atuais que têm mais de 10 anos de operação. O contrato para a troca foi assinado em dezembro de 2020, e prevê um ano para a instalação de todos os novos radares.
Além de melhorar a fiscalização, a modernização dos radares é um dos pilares do projeto de Muralha Digital da prefeitura de Curitiba. Esse projeto prevê a integração das câmeras por um software de segurança, que irá traçar rotas de veículos suspeitos a partir da identificação do padrão de deslocamento cruzado com dados dos sistemas de segurança pública.
Manutenção e Modernização em Porto Velho
A DATAPROM foi contratada para fazer a modernização e manutenção da rede semafórica de Porto Velho (RO), onde existem 126 cruzamentos semaforizados. O acordo prevê um mapeamento completo da situação atual dessa rede, a manutenção e a substituição de parte dela por equipamentos mais modernos. A ideia é dar maior fluidez no trânsito da capital de Rondônia através da chamada “onda verde”.
Desafios da pandemia
O cenário global mistura atual incerteza e esperança. O Coronavírus e suas variantes, por um lado, ainda nos deixam em alerta. Mas o avanço da vacinação e o começo da reabertura dos espaços coletivos mundo afora têm dado uma perspectiva de que começamos a sair da crise sanitária mais grave dos últimos 100 anos.
Mesmo diante dessas dificuldades, nossa empresa continuou crescendo. Afinal, as restrições às aglomerações não eliminaram a necessidade de deslocamentos. E nossas soluções sempre estiveram e estarão lá, nas ruas, onde a vida acontece.