Crédito: Prefeitura de Goiânia
Prestes a ganhar um novo sistema de ônibus de alta capacidade, os passageiros do transporte coletivo na capital de Goiás têm mais um motivo para comemorar. O BRT Norte-Sul, como foi batizado, terá a solução da DATAPROM de priorização semafórica – tecnologia que torna a viagem mais rápida e segura. Ao todo, a nova linha terá uma extensão de 21,7 km. E o primeiro lote está previsto para ser entregue no dia 24 de outubro, aniversário da cidade.
A prioridade seletiva inteligente do BRT em Goiânia será possível porque a prefeitura local está adquirindo novos controladores semafóricos para a cidade, equipamentos mais inteligentes e que farão a comunicação com os ônibus. Ao todo, serão 73 cruzamentos da nova linha com prioridade de passagem para o ônibus. Todo o parque semafórico da capital já é fornecido pela DATAPROM.
Na prática, priorizar o transporte coletivo significa reduzir congestionamentos nas cidades ao atrair mais passageiros para esse modal e reduzir o transporte individual nas ruas. Outro ganho coletivo é a redução dos custos do setor ao dar maior velocidade média operacional ao sistema.
Além dessas vantagens coletivas, há um ganho individual para o passageiro. Em Curitiba, por exemplo, a priorização semafórica está instalada e operando em 74 cruzamentos da cidade.
A Urbs, operadora do sistema na capital paranaense, fez um levantamento e mostrou que a linha Ligeirão Boqueirão sentido Centro passa direto em 80% dos cruzamentos no horário de pico (27 dos 33 semáforos do trajeto). No pico da manhã, por exemplo, o tempo total parado em semáforo ficou em apenas 2 minutos na época do levantamento. Saiba mais clicando aqui.
Como Funciona o Sistema de Prioridade Seletiva
A ideia da priorização semafórica inteligente é que o ônibus sempre tenha prioridade na passagem pelos cruzamentos. Em média, o tempo de verde pode ser estendido de 1s a 15s quando o ônibus passa sobre os sensores instalados sob o asfalto. Se o estágio semafórico estiver em amarelo ou vermelho, um percentual de redução desse tempo é pré-programado para que o veículo fique menos tempo parado.
A condição de atraso ou adiantamento do BRT é avaliada pelo software em cada viagem, permitindo que o estado de cor ou tempo semafórico sejam adequados à condição específica. Uma configuração bem ajustada permite que o veículo passe os cruzamentos semaforizados sem parar. Se o BRT estiver adiantado, o controlador semafórico deixa de fazer a prioridade para o veículo se ajustar à tabela de horário. Isso traz previsibilidade à operação do sistema, o que também ajuda a reduzir custos, baratear a tarifa e atrair mais passageiros ao sistema.
Sobre o BRT Norte-Sul
- O BRT Norte-Sul tem extensão de 21,7 km e foi dividido nesses dois trechos:
- Trecho I: do Terminal Isidória até o Terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia – Esse trecho tem previsão de conclusão em 2022;
- Trecho II: do Terminal Recanto do Bosque, na região Norte da cidade, passando pela Praça do Trabalhador, Praça Cívica, Praça do Cruzeiro e chegando até o Terminal Isidória, na região Sul – Esse trecho tem mais de 90% da obra já concluída.