Cidades Inteligentes

Validador com biometria facial chega à cidade de SC; Veja onde

Validadores com biometria facial e conexão ultra veloz chegaram ao transporte coletivo catarinense. Confira uma reportagem completa sobre onde o sistema foi implantado e quais as vantagens para os passageiros.

O transporte coletivo de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, vem passando por transformações. E a DATAPROM é uma das parceiras da Concessionária Senhora dos Campos para aprimorar os serviços prestados aos clientes dos ônibus do município. A empresa modernizou o Sistema de Bilhetagem Eletrônica, proporcionando maior velocidade no embarque e segurança contra fraudes.

A nova tecnologia implantada na cidade catarinense, além de ultra veloz, conta com Biometria Facial. Esse sistema possui câmera integrada e faz um pré-processamento das fotos capturadas dos passageiros quando eles se aproximam da catraca. Essas imagens são comparadas com as do titular do cartão de transporte do sistema de bilhetagem eletrônica. Em caso de divergência, o operador é alertado e pode tomar medidas de sanção pré-estabelecidas.

A atualização prevê o uso de 67 validadores. Todos já possuem tecnologia de Biometria Facial, a habilitação dessa função ainda é definida pelo operador. Desse total, 15 equipamentos já estão a bordo dos ônibus e a instalação ocorrerá nos próximos dias.

Ao Blog Integra!, Diego Bogo, gerente administrativo da Senhora dos Campos, avaliou a novidade.

“Nossa empresa sempre busca estar atualizada com as tendências de mercado das grandes capitais e acredita que o avanço tecnológico auxilia na gestão do sistema. Com esse upgrade de tecnologia, a prefeitura de Jaraguá do Sul também terá mais controle dos benefícios cedidos. Nosso propósito é trabalharmos em conjunto para que todos sejam beneficiados.”

Modernização

Os novos validadores de Jaraguá do Sul dispõem de leitura e escrita em cartões sem contato. Eles contam com vantagens como câmeras e software para a biometria facial e leitora com a possibilidade de receber pagamentos com cartão de crédito e débito, através da tecnologia contactless.

O validador Val 7 também é um computador de bordo, capaz de processar todas as informações da operação e levá-las em tempo real aos motoristas e central de operação. O módulo ‘Gestão de Frota’, entretanto, ainda não faz parte do acordo comercial com Jaraguá do Sul, mas pode ser adquirido separadamente.

Bogo avaliou como positiva a modernização da bilhetagem da frota jaraguaense. “Agradecemos a DATAPROM pela confiança e parceria, e queremos continuar evoluindo juntos para atender as demandas e necessidades da nossa cidade”, afirmou.

Novo transporte em Jaraguá do Sul

Além da modernização do sistema de bilhetagem, o novo transporte coletivo de Jaraguá do Sul está passando por outras mudanças. O sistema foi licitado, e um novo contrato assinado. Os veículos passaram a contar com padronização na cor verde para os que rodam dentro do município. Além disso, o valor da tarifa para compra antecipada foi reduzido de R$ 4,60 para R$ 3,94.

Os passageiros do sistema também ganharam um novo aplicativo, o Jaraguá TEM. Nele, é possível consultar horários, linhas, trajetos, pontos de paradas, pontos de recargas e deslocamento do ônibus. A ferramenta dá ao passageiro a oportunidade de programar seu trajeto de acordo com a sua necessidade e tempo.

O que você achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.