Cidades Inteligentes

Semáforos inteligentes já estão em 14 pontos de Jaraguá do Sul

Sistema inteligente de trânsito automatiza o ajuste nos ciclos de tempos dos semáforos sem a necessidade de intervenção humana

A DATAPROM concluiu a implantação dos sistemas adaptativos em modo local (headway) nos 14 cruzamentos de Jaraguá do Sul. No primeiro semestre, o sistema havia sido implantado em 7 pontos iniciais. Todos esses pontos também são centralizados para uma gestão eficiente dentro do software ANTARES. A cidade catarinense de 180 mil habitantes está investindo na modernização e automação do seu sistema de trânsito.

O modo adaptativo local é um conjunto de controladores semafóricos DP40-A, acompanhados de modernas câmeras de controle de tráfego e placas de comunicação capazes de processar essas imagens e enviá-las aos controladores. Ele automatiza o ajuste nos ciclos de tempos dos semáforos, dando prioridade à via com maior demanda sem a necessidade de intervenção humana.

Como funciona?

Esse sistema parte do princípio da definição do valor do headway entre os veículos – tempo entre eles. E o tempo de distância é percebido por sensores – no caso laços de vídeo detecção. Essa informação é levada ao controlador semafórico DP40-A da DATAPROM, que calcula e organiza esse fluxo automaticamente. Não há função fiscalizatória.

E o que a população ganha com essa solução?

O benefício direto dessa solução é a redução das filas provocadas nos cruzamentos — até mesmo para congestionamentos causados por ocorrências como acidentes. Isso faz com que o motorista passe menos tempo parado no trânsito, reduzindo a emissão de gases poluentes e aumentando sua qualidade de vida e segurança.

Como os pontos foram escolhidos?

Os locais de implantação do sistema inteligente semafórico foram escolhidos de acordo com a demanda verificada após um mapeamento e contagem promovidos pela equipe técnica da DATAPROM em conjunto com a prefeitura local.

Conheça os 14 pontos que receberam a tecnologia

  • R. João Januário Ayroso x R. Enrico Ferni
  • R. Walter Marquardt x R. Adolf Puttjer
  • R. João Planincheck x R. João Januário Ayroso
  • R. Pres. Epitácio Pessoa x R. Bernardo Grubba
  • R. Joaquim Francisco de Paulo x R. Maria Umbelina
  • R. João Planincheck x R. Exp. Antônio C. Ferreira
  • R. Procópio G. de Oliveira x R. Reinoldo Rau
  • R. Domingos R. da Nova x R. Procópio G. de Oliveira
  • R. Olívio Domingos Brugnano x R. 25 de Julho
  • R. Bernardo Dornbusch x R. Alberto Santos Dumont
  • R. Procópio G. de Oliveira x R. Bernardo Dornbusch
  • R. João Januário Ayroso x R. João Carlos Stein
  • Av. Marechal Deodoro x R. Walter Marquardt
  • R. Erwino Menegotti x R. Pref. José Bauer

Mais novidades – Integração e Onda Verde

Nos últimos meses, a DATAPROM tem trabalhado em um mapeamento completo das programações semafóricas do município catarinense. O estudo foi necessário para definição dos pontos em que havia necessidade de novas programações e a centralização do sistema dentro do ANTARES, software que é o responsável por integrar todas as nossas soluções.

No caso de Jaraguá do Sul, o software ANTARES permitirá a integração de até 80 controladores semafóricos – contemplando a gestão inteligente de todos os cruzamentos já semaforizados da cidade.

O trabalho também permitirá criar a famosa onda verde no município em 6 corredores. Esse termo define as vias em que os semáforos são ajustados de modo a garantir um fluxo constante dos veículos dentro da velocidade média permitida na via.

Esse projeto faz parte de um contrato celebrado pela prefeitura de Jaraguá do Sul com o consórcio formado entre a DATAPROM e empresa WH Sul, que será responsável pela manutenção desse sistema durante os próximos 5 anos.

O que você achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.