Como tornar sua cidade uma smart city? Jaraguá do Sul caminha nesse sentido. A cidade catarinense de 180 mil habitantes está investindo na modernização e automação do seu sistema de trânsito. E na semana passada a DATAPROM colocou em operação em sete cruzamentos semaforizados da cidade os sistemas adaptativos em modo centralizado (headway).
Esse sistema é um conjunto de controladores semafóricos DP40-A, acompanhados de modernas câmeras de controle de tráfego e placas de comunicação capazes de processar essas imagens e enviá-las aos controladores. Ele automatiza o ajuste nos tempos semafóricos, dando prioridade à via com maior demanda sem a necessidade de ação humana.
O contrato como um todo prevê a instalação de 14 pontos na cidade. A partir do segundo semestre, inicia-se o estudo para instalação nos demais sete pontos.
O modo ‘adaptativo centralizado’ parte do princípio da definição do valor do headway entre os veículos – tempo entre eles. E o tempo de distância é percebido por sensores – no caso laços de vídeo detecção. Essa informação é levada ao controlador semafórico DP40-A da DATAPROM, que calcula e organiza esse fluxo automaticamente. Esse sistema não tem função fiscalizatória.
E o que a população ganha com essa solução?
O benefício direto dessa solução é a redução das filas provocadas nos cruzamentos — até mesmo para congestionamentos causados por ocorrências como acidentes. Isso faz com que o motorista passe menos tempo parado no trânsito, reduzindo a emissão de gases poluentes e aumentando sua qualidade de vida e segurança.
Como os pontos foram escolhidos?
Os locais de implantação do sistema inteligente semafórico foram escolhidos de acordo com a demanda verificada após um mapeamento e contagem promovidos pela equipe técnica da DATAPROM em conjunto com a prefeitura local.
Os 7 pontos que já receberam a tecnologia são os seguintes:
R. João Planincheck x R. João Januário Ayroso
R. Pres. Epitácio Pessoa x R. Bernardo Grubba
R. João Planincheck x R. Exp. Antônio C. Ferreira
R. Procópio G. de Oliveira x R. Reinoldo Rau
R. Domingos R. da Nova x R. Procópio G.de Oliveira
R. Olívio Domingos Brugnano x R. 25 de Julho
R. Procópio G. de Oliveira x R. Bernardo Dornbusch
Mais novidades – Integração e Onda Verde
Nos últimos meses, a DATAPROM tem trabalhado em um mapeamento completo das programações semafóricas do município catarinense. O estudo foi necessário para definição dos pontos em que havia necessidade de novas programações s e a centralização do sistema dentro do Antares, software que é o responsável por integrar todas as nossas soluções.
No caso de Jaraguá do Sul, o software Antares permitirá a integração de até 80 controladores semafóricos – contemplando a gestão inteligente de todos os cruzamentos já semaforizados da cidade.
O trabalho também permitiu criar a famosa onda verde no município em 6 corredores. Esse termo define as vias em que os semáforos são ajustados de modo a garantir um fluxo constante dos veículos dentro da velocidade média permitida na via.
Esse projeto faz parte de um contrato celebrado pela prefeitura de Jaraguá do Sul com o consórcio formado entre a DATAPROM e empresa WH Sul, que será responsável pela manutenção desse sistema durante os próximos 5 anos.