Cidades Inteligentes

Jaraguá do Sul contará com semáforos inteligentes da DATAPROM

Os controladores DP40-A da DATAPROM serão instalados em 14 dos 68 cruzamentos semaforizados da cidade, e irão ajudar a desafogar o trânsito em pontos que ainda serão definidos em conjunto com a prefeitura local.

Foto: Jaraguá do Sul / Crédito: Eduardo Montecino – OCP News

A cidade de Jaraguá do Sul passará a contar com os semáforos inteligentes da DATAPROM. A solução será aplicada em 14 dos 68 cruzamentos semaforizados da cidade, e desafogará o trânsito em pontos que ainda serão definidos em conjunto com a prefeitura local.

Os semáforos inteligentes da DATAPROM são um conjunto de soluções que automatizam os ciclos semafóricos, de acordo com a via de maior demanda. Isso reduz o tempo parado em congestionamentos, aumentando a qualidade de vida e segurança da população local.

De acordo com o contrato assinado com a prefeitura de Jaraguá do Sul, serão instalados 14 controladores semafóricos DP40-A. Cada cruzamento também ganhará modernas câmeras de controle de tráfego e placas de comunicação capazes de processar essas imagens e enviá-las aos controladores.  Todo esse conjunto é denominado ‘sistema adaptativo local’.

A DATAPROM também disponibilizará ao município o software Antares, que é o responsável por integrar todas as nossas soluções. No caso de Jaraguá do Sul, o software permitirá a integração de até 80 controladores semafóricos – contemplando a gestão inteligente de todos os cruzamentos já semaforizados da cidade.

A implantação dos sistemas adaptativos em 14 cruzamentos do município e a disponibilização do software Antares fazem parte de um contrato assinado pela prefeitura de Jaraguá do Sul com o consórcio formado entre a DATAPROM e empresa WH Sul, que será responsável pela manutenção desse sistema durante os próximos 5 anos.

Sobre os sistemas adaptativos da DATAPROM

Mais de 300 cruzamentos do país contam com Sistemas Adaptativos Local e Central da DATAPROM.

O Sistema Adaptativo Local utiliza câmeras de vídeo detecção ou laços físicos ou virtuais no asfalto, que são integradas a placas de comunicação para calcular a distância de headway entre os veículos. Essas informações são disponibilizadas ao controlador semafórico, onde são padronizados os tempos mínimos, máximos e médios do ciclo do semáforo (verde/amarelo/vermelho).

Caso a distância entre os carros diminua, a solução aumenta o tempo de verde naquele trecho dando prioridade à via com maior demanda.  Após a instalação, não é necessária mais nenhuma intervenção humana na operação.

O benefício direto dessa solução é a redução das filas provocadas nos cruzamentos — até mesmo para congestionamentos causados por ocorrências como acidentes. Isso faz com que o motorista passe menos tempo parado no trânsito, reduzindo a emissão de gases poluentes e aumentando sua qualidade de vida.

O que você achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.