Crédito: Divulgação / Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul
A DATAPROM iniciou neste mês a instalação de semáforos inteligentes na cidade de Jaraguá do Sul. A solução será aplicada em 14 dos 68 cruzamentos semaforizados da cidade, e desafogará o trânsito em pontos definidos em conjunto com a prefeitura local.
Mas o que são esses semáforos inteligentes?
No caso, estão sendo instalados controladores semafóricos DP40-A da DATAPROM que receberão o modo adaptativo local em pontos críticos do município.
Trata-se de um conjunto de software e hardware com uma programação que automatiza o ajuste nos ciclos de tempos dos cruzamentos semaforizados, dando prioridade à via com maior demanda sem a necessidade de intervenção humana.
Esse sistema parte do princípio da definição do valor do headway entre os veículos – tempo entre eles. E o tempo de distância é percebido por sensores – no caso câmeras para vídeo detecção –, que são responsáveis por calcular e organizar esse fluxo. Elas não têm função fiscalizatória.
E o que a população ganha com essa solução?
O benefício direto dessa solução é a redução das filas provocadas nos cruzamentos — até mesmo para congestionamentos causados por ocorrências como acidentes. Isso faz com que o motorista passe menos tempo parado no trânsito, reduzindo a emissão de gases poluentes e aumentando sua qualidade de vida e segurança.
Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo de Jaraguá do Sul, Eduardo Bertoldi, o município é o primeiro de Santa Catarina a ter essa solução.
“Essa tecnologia facilita a vida dos motoristas, pois desafoga o trânsito no locais de maior movimento e concentração de veículos”, afirmou.
Saiba mais sobre o sistema Adaptativo Local aqui
Instalação
A instalação do sistema começou na Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, no centro de Jaraguá do Sul. O contrato prevê a instalação de 14 controladores semafóricos DP40-A, acompanhados de modernas câmeras de controle de tráfego e placas de comunicação capazes de processar essas imagens e enviá-las aos controladores.
Gerenciamento
A DATAPROM também disponibilizará ao município o software Antares, que é o responsável por integrar todas as nossas soluções. No caso de Jaraguá do Sul, o software permitirá a integração de até 80 controladores semafóricos – contemplando a gestão inteligente de todos os cruzamentos já semaforizados da cidade.
Esse projeto faz parte de um contrato celebrado pela prefeitura de Jaraguá do Sul com o consórcio formado entre a DATAPROM e empresa WH Sul, que será responsável pela manutenção desse sistema durante os próximos 5 anos.