Cidades Inteligentes

Araucária inova e chama a atenção com novos semáforos

Cruzamentos com maior movimento no município da Grande Curitiba têm recebido faixas de led sincronizadas com a cor do porta-foco. Veja o vídeo.

 

Uma nova solução tecnológica implantada em Araucária, região metropolitana de Curitiba, está colocando por terra aquela velho argumento de motoristas que dizem não terem se atentado à cor do semáforo quando avançam o sinal vermelho. Faixas de led sincronizadas com a cor do porta-foco foram instaladas em dois cruzamentos do município e têm chamado a atenção de quem transita naquela região.

A novidade está presente nos cruzamentos da Avenida Manoel Ribas com a Victor do Amaral e São Vicente de Paulo. Os dois cruzamentos escolhidos para iniciar a operação estão entre os mais movimentos do centro da cidade. Contagens recentes do Departamento de Trânsito de Araucária indicam que passam por ali cerca de 35 mil veículos por dia.

Segundo a prefeitura, a ideia é testar essas soluções, e verificar a eficácia delas para a redução de acidentes ao longo do tempo.

“Já estamos tendo um retorno positivo de motoristas e pedestres que gostaram bastante da visibilidade que a solução nos dá, principalmente no fim de tarde e noite”, afirmou Luiz Gouvêa, autoridade de trânsito de Araucária.

Essa novidade faz parte de um pacote de novas soluções instaladas recentemente na cidade pela prefeitura local. Além das faixas de led nos postes dos semáforos, o município também está ampliando a acessibilidade para pedestres.

A Avenida Victor do Amaral, por exemplo, já recebeu rampas de acessibilidade pintadas de azul com 4 metros de largura. E essas rampas contam com barras de LED instaladas de ambos os lados, com cores que variam de vermelho para verde conforme o sinal para o pedestre.

O primeiro pacote de instalações adquirido tem 160 barras de LED, sendo que cada cruzamento leva 16 peças para orientar na travessia. Há previsão para compra de mais 232 dessas barras luminosas para atendimento a outras vias do município.

O que você achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.